11 de novembro de 2007

Médicos

Queria hoje dizer algo sobre o mediatismo à volta do curso de Medicina.

Primeiro, porque não deixam abrir faculdades privadas de Medicina em Portugal.
Segundo, porque querem aumentar as vagas, e os estudantes de medicina que já o são, estão contra este aumento.

Referindo-me em primeiro lugar ao caso das privadas. Neste país, infelizmente, o sector privado anda a funcionar bem melhor que o sector público. Acreditem em mim, custa-me bastante dizer isto, porque quem me conhece, sabe que sou a favor de um Estado Social, em prol dos cidadãos. Mas isto não anda lá muito a acontecer. Em primeiro lugar, porque não existe dinheiro. Em segundo, não tem existido grande eficiência.
Prova disso, são certos cursos do Privado que são bem melhores que os públicos. Falo de, por exemplo. Direito na Universidade Católica Portuguesa. Falo também de Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa. Podia falar de muitos mais, mas fico-me por aqui.
Se existem projectos, com pés e cabeça para abrir um curso de Medicina privado em Portugal, porque não?
Não me falem de desinjustiças. O ensino superior não é para quem quer, é para quem pode. É para aqueles que lá conseguem entrar por mérito, e para quem tem dinheiro. Injustiço? Bastante. Mas estamos numa era onde não dá para mais. Há uns anos atrás, o ensino superior era para ricos e para homens. Quero acreditar que, apesar de tudo, evoluímos.

Ponto dois:
Se abrirem este curso no privado, vamos todos para o desemprego!
Ok, obrigado por pensarem nisto só para o curso de medicina. Sim, porque eu faço parte do clube de desgraçados que quando acabarem o curso estão completamente lixados. Porquê? Porque deixam abrir o curso de Direito em tudo que é sítio. Já não bastava haver uma Universidade PÚBLICA a abrir 500 vagas por ano para este curso, como deixam tudo que é Universidade Privada abrir. E quem fala de Direito, fala de Psicologia. E cursos de línguas. Etc.

Em suma:
Estamos num país, onde temos falta de médicos, e excesso de outras profissões. Se me doer o pé e não conseguir marcar consulta num médico, vou visitar um psicólogo. Afinal, existem aí em abundância. E quem sabe, a minha dor de pé, pode mesmo ser psicológica.

Parece-me francamente bem.

1 comentário:

Volt disse...

Já dizia um oriental qualquer uma coisa que tinha a ver com "mind over matter". A dor é sempre psicológica, não precisamos de mais médicos.