12 de dezembro de 2007

Miudezes

É com algum espanto que oiço os meus colegas a falarem de Bastonários da Ordem dos Advogados, de reuniões, de leis, de assuntos, e de coisas jurídicas.
Afinal, nem todos conseguem estar a par destes assuntos.
Eu não estou.

Afinal de contas, tenho 19 anos e estou-me a borrifar para a Ordem dos Advogados, muito basicamente falando. Sinceramente, não acho nem bem, nem mal.
Após tirar o curso (daqui a uns 20 anos, vá) sou obrigada a fazer um acesso de admissão à Ordem, para poder exercer a advocacia.
Ou seja:
-Posso tirar a merda do curso, e nem sequer conseguir exercer uma das saídas dele.

Mais coisas:
Direito não é para a toda a gente. Não é acessível, não é básico, não é para parvos.
Não é para quem, como eu, gosta de pensar livremente.

Existem regras.
Existem protocolos.
A vida social, passa a ser nula. Ou quase. Quando a há, começamos a pensar em coisas. Jurídicas. Contratos, vendas, tudo.
A vida pode, de facto, ser racionalizada, e ser vista como um contrato. É um facto incontestável. Mas deve isto passar a prática corrente?

Tenho professores que dizem que Direito é uma ciência racional.
Tenho outros (uma, vá, não exageremos, que o exagero é pecado) que dizem que não, que é preciso haver sentimento, emoção, e deve ser algo sentido.

Não sou a melhor pessoa para dizer isto, porque de Direito, não percebo nada. Acho que tão pouco quero perceber. Gostava mesmo era de puder fazer alguém feliz, em termos judiciais, e pensar:
BOLAS, consegui contornar uma sociedade excessivamente racionalizada e fazer alguém triunfar nesta sociedade exageradamente capitalista.



E sim, é um curso feio, chato, mói a cabeça, mas até que dá vontade de modificar algo.


(Às vezes penso que até gosto de estar aqui. 5% do tempo. Não que isto tenha a minha cara, porque não tem. Acho que é a vontade de mexer com algo que fala mais alto que eu. Acho.)

2 comentários:

Curiosa Qb disse...

Petição em Prol das Crianças Vítimas de Crimes Sexuais

Até ao momento (13/12/2007):
2138 assinaturas online
2600 assinaturas forma convencional (manual)
4738 total

A sociedade civil mexe. A corrente cresce.

A todos os que têm colaborado nesta causa, muito obrigada.

Volt disse...

Pensei que devia sublinhar a hora a que isto foi postado:

" Publicada por Joana em 13:37 "